Sobre

O que é isto?

Este é um blogue de divulgação daquilo que vai sendo publicado em português e contacta de alguma forma com obras literárias de ficção científica. Descende de uma publicação de curadoria com o mesmo título que foi mantida durante alguns anos no scoop.it mas é, necessariamente, diferente dela.

Onde passam as fronteiras?

Usa-se aqui uma definição bastante lata de ficção científica, incluindo-se obras que se limitam a roçar pela FC sem o serem de facto. Mais restrito é o foco na literatura, ainda que também haja espaço para opiniões sobre adaptações dessas obras a outros media (mas não para notícias sobre projetos de adaptação ainda não concretizados, por exemplo).

Porque é que a publicação x não foi incluída?

Se a publicação em causa se inclui dentro das fronteiras deste projeto, o motivo mais provável para a sua não inclusão é a sua existência nos ser desconhecida e o problema resolve-se facilmente através de um comentário. Outros motivos podem ser:

  1. A nossa opinião sobre a posição dessa publicação relativamente às fronteiras do projeto ser diferente (isto é, acharmos que não cai dentro, mas fora);
  2. A publicação em causa não passar de uma repetição de outra publicação já incluída anteriormente (acontece com notas de imprensa sobre lançamentos, por exemplo);
  3. A publicação em causa estar numa rede fechada ou que pode sê-lo a qualquer momento (fórum, facebook, goodreads, etc.);
  4. A publicação em causa não passa de polemicazinha a la fandom ou inclui-a de uma forma que estraga o resto.

Estas são mais ou menos as regras do site original, explanadas aqui, com as adaptações resultantes das diferenças entre os projetos.

Como se costuma dizer, as decisões sobre o que se publica ou não são exclusivamente nossas, não passíveis de recurso.

Nota: Para compor cada post, agrupamos os links em grupos de 5 exceto quando a extensão das etiquetas se aproxima do limite de 250 caracteres, caso em que incluímos o máximo de links possível sem atingir esse limite.

Comentários